terça-feira, 5 de abril de 2016

Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus: veja algumas novidades e como anda o desenvolvimento do sistema












Quem acompanha a longa trajetória do sistema Ubuntu já pode ter percebido que o Ubuntu 16.04 pode ser a ultima versão do sistema de como o conhecemos,vamos abaixo citar algumas peculiaridades que essa versão do sistema pode nos proporcionar e outras coisinhas que podem desanimar bastante quem esperava maiores novidades.


Lembrando que a versão Final do sistema vai estar disponível apenas no dia 21 deste mês, mas temos em mãos as imagens diárias que podemos testar para ver como anda o caminhar do desenvolvimento.










Central de Programas: sabemos muito bem que a nova central de programas que vai chegar juntamente com o Ubuntu 16.04 e bem mais leve e agradável, pois se trata do Gnome software center, mas ainda não foi adicionado uma gama grande de programas, e outro recurso que esperávamos que  provavelmente não vai estar disponível seria a parte de aplicativos para compra. que era bastante criticado mas ajudava bastante a pequenos desenvolvedores e entusiastas no mundo Linux.












Unity 8 + MIr: quem estava esperando pelo Unity 8 e seus novos recursos pode ter que esperar mais, pois o previsto para o amadurecimento do Unity 8 seja somente na versão 16.10 que ainda não se encontra em desenvolvimento. mas podemos testar o Unity 8 cheio de bugs na versão 16.04 mesmo.







 Remoção de programas como empathy e Brasero : uma das coisas mais legais foram a remoção de alguns programas pouco utilizados como já citados acima braseiro e empahty que não tem muita serventia, assim o sistema pode respirar um pouco e ser mais leve que sua versão anterior, o Unity 7 agora já pode ter sua barra em baixo mas esse recurso não virá nativamente  ou seja necessitamos de alguns comandos para colocar a barra Unity em baixo no desktop.










Concluindo : não chegamos a citar todas as novidades internas pois isso vai ser mais detalhado em um outro post, queremos somente mencionar que nas decorrentes imagens lançadas de betas o Ubuntu 16.04 e um grande e forte sistema sem muitos Bugs violentos e com uma proposta bem simples, pois vem preparando o caminho longo que provavelmente vai começar no Ubuntu 16.10. lembrando que o sistema já se encontra em faze de congelamento  ou seja não vai receber nenhuma novidade ou upgrade de programas, pois o foco será a correção de falhas pois esta versão tem longo período de suporte para atualizações.

Nenhum comentário: