domingo, 21 de dezembro de 2014

Otimizando o Ubuntu

Uma maneira bem fácil de otimizar o Ubuntu e removendo pacotes obsoletos ou programas que não são utilizados com frequência,para manter seu sistema sempre limpo e recomendado que faça uma varredura como vou apresentar mais abaixo.

instalando synaptic que e um programa que gerencia aplicativos, e remove aplicativos obsoletos e também provem varias funções extras.

 para instalar digite no terminal: sudo apt-get install synaptic

. feito isso abra o programa e marque a opção remoção de pacotes obsoletos e clique em aplicar.


                              (Fg)  O aplicativo pode ser encontrado na central de programas do Ubuntu.

esse aplicativo vinha instalado nas versões anteriores do Ubuntu hoje só pode ser encontrado via terminal ou na central de programas(Fg).



Outra dica importante e não acumular arquivos junto a diretórios home, isso danifica a performance,há uma grande lista de aplicativos que fazem varredura de sistema mas e aconselhado manter seu sistema sempre em ordem para prevenir travamentos constantes,isso também e aplicado a remoção de versões antigas do kernel (fig2)que ficam armazenadas no repositório
da central de programas.

                                                fig2. removendo kernel antigo.





Vale lembrar que todo dia uma nova experiência e adquirida leia bastante e se torne um mestre no domínio do Linux. para duvidadas posteriores comente sinta-se a vontade .






Nenhum comentário: